Itabuna ultima preparativos à 6ª Conferência Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde, com o suporte da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Saúde, ultima os preparativos para a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Além dos representantes dos segmentos usuários e servidores do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos 89 delegados eleitos durante as pré-conferências durante o evento outros 121 delegados serão escolhidos para a Conferência Estadual de Saúde entre gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Josivaldo Gonçalves, falou sobre a democratização do processo que assegurou aos participantes nas pré-conferencias discutir quatro eixos temáticos: Acesso, equidade e integralidade para cuidar bem das pessoas; Financiamento público e relação público/privado; A participação social e a representatividade do controle social no controle social no SUS; e Gestão do trabalho e da educação na saúde.
Além disso, Josivaldo Gonçalves destacou a apresentação e discussão de propostas visando à melhoria da prestação de serviço aos usuários da rede de atenção básica. Segundo explicou durante as plenárias foram definidas as propostas que serão debatidas durante a Conferência Municipal a partir da indicação livre dos próprios participantes que também elegeram os delegados. Na avaliação de Josivaldo, as plenárias alcançaram os objetivos propostos pelo CMS, principalmente no que diz respeito à participação visando o controle social.
“As proposições que estarão em debate na Conferência Municipal de Saúde refletirão o pensamento e as expectativas, principalmente de quem utiliza e operacionaliza a Rede Básica de Atendimento”, argumentou Josivaldo. E acrescenta: “a realização das pré-conferências assegurou a democratização e a discussão coletiva dos problemas do atendimento em saúde no município de Itabuna, a partir da percepção dos usuários e dos servidores públicos que atuam nas unidades de saúde do município”, destacou.
Durante a Conferência Municipal de Saúde também serão abordados outros temas, entre eles o Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde, que tem como palestrante Antônio José Costa Cardoso. No eixo temático da Participação Social a palestrante será Joilda Rua Cardoso e reformas democráticas e populares do Estado que terá como palestrante o secretário de Tecnologia e Planejamento, Wenceslau Júnior.